TOCANTINS LEVA 7 PROJETOS PARA A MOSTRA BRASIL AQUI TEM SUS
A quinta-feira (13) começou com muita expectativa para as equipes que tiveram os trabalhos aprovados para serem apresentados na Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, realizada dentro do Congresso CONASEMS. Desde as primeiras horas da manhã, as salas destinadas à mostra já ficaram bem movimentadas por profissionais da saúde desejosos por conhecer projetos criativos que encontraram meios inovadores de superar barreiras e atender melhor a comunidade.
Abrindo as apresentações pelo Tocantins, Samuel Borges emocionou os presentes com o projeto “Amigos da Água”, realizado em Nova Olinda, e desenvolvido com pessoas com problemas ortopédicos e com a locomoção comprometida.
Em seguida tivemos a apresentação “Consultório na Rua: cuidado em Saúde de pessoas em situação de rua”, realizado por Juliana Ramos mostrando como Palmas conseguiu dar um tratamento diferenciado aos moradores de rua da capital.
O secretário Nésio Fernandes foi o terceiro a se apresentar mostrando o projeto “A Educação Permanente na Intervenção Palmas Livre da Hanseníase”, retratando como Palmas conseguiu, através da capacitação permanente de profissionais da saúde, descobrir novos casos de hanseníase que estavam sendo tratados como outras doenças. A intensificação na investigação fez com que mais de 700 novos casos fossem descobertos em um ano.
Na parte da tarde, as apresentações continuaram e desta vez quem abriu a sequência foi Renato Sérgio de Maurilândia, contando como as equipes de saúde conseguiram sensibilizar a população masculina a se interessar mais pelos cuidados com a saúde. O projeto Agosto Azul fez aumentar em 52% em Três anos o número de moradores homens que passaram a ser acompanhados pelo SUS.
Rosimeire Vieira levou para a mostra a experiência “Utilizando as Políticas de Saúde na Qualificação dos Profissionais da Atenção Básica em Sítio Novo do Tocantins – uma experiência que deu certo”. Através das políticas de saúde e dos preceitos da humanização o município apostou na capacitação dos trabalhadores para conhecer ferramentas, reviu processos e buscou parcerias para melhorar a eficiência e o ambiente de trabalho.
No mesmo eixo de humanizar e valorizar o local de trabalho, Leila Cantuária apresentou a experiência “Ambiência como Produção da Saúde” realizada em Cristalândia e demonstrou como conseguiram transformar as unidades de atendimento em saúde do município em espaços adequados para o trabalho, ambientes acolhedores e apreciado pela comunidade.
Finalizando a participação do Tocantins, Elianôra Gomes mostrou “A Educação permanente como estratégia de informação dos agravos relacionados à saúde do trabalhador nos municípios de abrangência do CEREST de Araguaína”. Em um trabalho que envolveu outros municípios, conseguiu multiplicar conhecimentos e boas práticas para tornar as informações e o atendimento à população ainda melhor no que trata de acidentes envolvendo trabalhadores em seu ambiente de trabalho.
Para o presidente Vânio Rodrigues a participação do Tocantins foi marcante em quantidade e na qualidade dos projetos: “Tivemos uma participação expressiva do Tocantins nesta mostra e vimos que todos apresentaram suas experiências com bastante afinco e amor à causa. Isto nos orgulha muito e sabemos que todos já são verdadeiros campeões por acreditarem que podem inovar e fazer cada vez melhor o seu trabalho. Sucesso pra todos e ficamos na torcida para que nossos exemplos ajudem a melhorar a realidade de outras cidades também.”
-
14 de julho de 2017
ASCOM COSEMS/TO